"Derradeira tentativa" de encontrar João Marinho

Montanheiros reúnem-se com Proteção Civil para "derradeira tentativa" de encontrar João Marinho depois de darem por encerradas as buscas do montanhista português.
Publicado a
Atualizado a

A Federação Montanhismo de Portugal reúne-se hoje com a Proteção Civil para saber da viabilidade de enviar montanheiros experientes numa "derradeira tentativa" de encontrar o português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa (Espanha) há duas semanas.

Segundo avançou à agência Lusa Carlos Teixeira, presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), aquele organismo responde assim a "um apelo da família de João Marinho", estando previsto que partam sábado para os Picos da Europa "alguns experimentados montanheiros" portugueses, que se voluntariaram "numa derradeira tentativa para encontrar o João".

"Hoje, a Federação vai reunir-se à tarde com responsáveis da Proteção Civil [portuguesa] para saber em que medida nos podemos integrar ou ajustar a um eventual dispositivo que esteja no terreno", explicou Carlos Teixeira, adiantando que a família de João Marinho está a ser acompanhada "por uma presença residual" da Guardia Civil no terreno.

De acordo com Carlos Teixeira, sábado vão partir para os Picos da Europa quatro montanheiros, para se juntarem a dois que já se encontram no local, e no domingo partem outros dois.

A Guardia Civil de Espanha, que contou com o apoio de equipas de resgate da GNR, deu quinta-feira por encerradas as operações de busca pelo montanhista desaparecido, após o agravamento das condições meteorológicas.

A GNR explica que nos últimos dias as condições do terreno e do estado do tempo agravaram-se de forma significativa, tendo condicionado o trabalho das equipas de resgate da Guarda Nacional Republicana e da Guardia Civil.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de duas semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

Carlos Teixeira adiantou ainda que os montanheiros vão ter o apoio de um meteorologista, que irá manter-se em contato por telefone satélite, para que nada aconteça aos voluntários que vão tentar encontrar João Marinho.

De acordo com Carlos Teixeira , o meteorologista prevê um agravamento do estado do tempo, com uma depressão acentuada, para a próxima quarta-feira, pelo que a "janela de oportunidade é muito curta" .

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro passado e, nelas, o aventureiro aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como "ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura", na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

"Português que é Português não se deixa abater ainda mais os que amam o que fazem. João Marinho, faz um favor a nós todos. Mostra a esse monte de pedras a nossa raça amigo. E nós aqui vamos esperar notícias tuas sobre essa aventura...."; " Força João! É mais uma prova a superar! "; "Onde andas pah? Anda daí meu! Força nisso!". Estas são algumas muitas centenas de comentários positivos que surgem no mural de facebook de João Marinho.

No entanto, há quem já tenha perdido a esperança de encontrar o jovem português. "Tem de se dizer que as esperanças vão diminuindo e que só resta mesmo um milagre".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt